Veja como aprender inglês sozinha em 10 passos práticos

Além de permitir que você conheça pessoas de outras culturas, falar inglês acaba sendo muito importante para você se comunicar, já que essa língua é uma das mais faladas em todo mundo. Se pretende viajar para fora, saber a língua pode te ajudar a conhecer a cultura, os costumes e as rotinas do país.

Se você tem vontade de estudar a língua, mas não quer gastar tanto dinheiro com aulas particulares, saiba que é super viável aprender com uma rotina de estudos. É isso mesmo, você consegue se desenvolver mantendo uma regularidade nos estudos e, principalmente, colocando o que aprendeu em prática.

Estamos aqui hoje para mostrar que falar inglês não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas pensam. Separamos 10 dicas de estudos para você começar a aprender a falar inglês de maneira rápida e fácil. É claro que isso vai depender da sua dedicação, por isso, prestar a atenção em cada um deles pode tornar o seu aprendizado mais veloz. Confira o conteúdo!

1. Crie uma rotina de estudos

A organização é a chave principal para você conseguir criar uma rotina diária de estudos. Se você tem vontade de descobrir o quão rápido pode ser aprender inglês, não tem outro jeito, você precisa fazer uma organização e colocar a língua na sua rotina. Isso significa separar um momento do seu dia, prestar atenção no uso do idioma e praticar várias vezes.

Você não necessariamente precisa se afundar nos estudos e ficar horas lendo livros chatos e sem graça. Dá para começar com atividades mais intuitivas, como: fazer uma lista de compras em inglês, ler uma tradução de música que você gosta, assistir a um vídeo no TikTok e por aí vai.

menina posando com um caderno na mão e usando moletom

2. Pratique com conhecidos ou até com você mesmo

Já ouviu aquele ditado de que a prática leva à perfeição? Para aprender uma língua nova, isso não é nada diferente. Não adiantar de nada você passar horas estudando se não treina e não desenvolve a sua pronúncia. Uma ótima dica é praticar com algum conhecido que já é fluente ou até mesmo sozinho, com a ajuda de aplicativos e vídeos na internet.

Você também pode criar situações hipotéticas onde precisaria usar o seu inglês, como ir até um supermarket. Em seguida, você elabora um diálogo com frases que você poderia usar para pagar as mercadorias ou tirar alguma dúvida sobre determinado produto.

Essa técnica é muito conhecida e tem um nome: shower conversations (conversas de banho). Foi criada pelo poliglota Sid Efromovich com o intuito de ajudar pessoas a praticarem a língua inglesa.

3. Veja filmes e séries em inglês

Outra maneira de aprimorar o seu aprendizado é assistir aos seus filmes e séries prediletos com legendas. Assim, você estará garantindo um aumento de vocabulário, dando mais atenção ao ritmo da pronúncia, melhorando no listening, além de estudar se divertindo. Você pode optar por títulos com histórias e contextos diferentes, assim, você consegue aprender vários assuntos.

No começo, você pode alterar as legendas de português para inglês, é claro que você precisará pausar para conseguir buscar algumas palavras que você não conhece. Se preferir, você pode pegar um caderno e anotar as palavras para pesquisar depois.

Quando estiver em um nível mais avançado, dá para tirar as legendas e tentar assistir ao episódio ou ao filme todo em inglês. Você também pode assistir uma vez com legenda e depois assistir de novo somente em inglês.

menina sentada estudando com um computador

Já deu para perceber que estudar a língua inglesa não é tão simples como preparar um look do dia a dia, não é mesmo? Mas com foco e determinação, você consegue obter resultados mais rápido do que pensa.

4. Mude as configurações de linguagem do seu celular para inglês

Não é novidade que, para ter sucesso em conhecer uma nova língua, é preciso ter o máximo de frequência de contato com ela. Quanto mais exposto você for, mais rápido será o seu aprendizado.

duas amigas encostadas na parede com o celular na mão

Quando falamos de celular, esse item certamente está presente em boa parte do seu dia, certo? Alterar as configurações dele para o inglês pode te ajudar a conhecer palavras novas e expressões que você já estava acostumada a ver.

Mas prepare-se, no início, pode ser um pouco difícil de se acostumar. Algumas tarefas simples, como trocar o wallpaper ou achar uma configuração, pode ser um pouco desafiador, mas é exatamente isso que vai te fazer alcançar o objetivo mais rápido.

5. Leia notícias, livros, artigos e textos em inglês

Ler é a principal atividade que você pode ter para conseguir adquirir novos vocabulários. Com ela, você consegue perceber estruturas linguísticas aplicadas na prática que aumentam a sua bagagem cultural.

Comece com títulos mais atrativos e fáceis de ler, lembre-se que é indicado que você procure por aqueles que atendam ao seu nível de conhecimento. Se você não tem um conhecimento avançado, não é indicado procurar por opções complexas que não te façam entender muita coisa.

menina lendo revista sentada em um depósito

Caso tenha alguma dificuldade em entender alguma palavra, procure ler a frase toda e busque compreender qual é o contexto que ela está retratando. Em seguida, você procura o significado em um dicionário ou em algum tradutor.

6. Escute músicas em inglês

Escutar músicas em inglês é uma forma ótima de melhorar a sua pronúncia e de desenvolver o seu vocabulário. Cada música pode proporcionar uma grande quantidade de palavras, expressões e gírias diferentes que você provavelmente não conhece.

Além disso, escutar não é só uma ferramenta de aprendizado linguístico, como também é uma janela para a cultura. As letras muitas vezes abordam temas históricos, sociais e culturais, oferecendo uma oportunidade única para você conhecer um pouco mais sobre a cultura de um país de língua inglesa.

Você também pode escutar uma rádio americana. Assim, você consegue escutar as músicas, mas também a voz do locutor e as propagandas, proporcionando uma aprendizagem mais rica e significativa.

Ah, falando em música, você conhece as tendências coreanas na moda k-pop? Há algum tempo, esse estilo vem crescendo cada vez mais e deixou de ser apenas um gênero musical. Confira o conteúdo!

menina com moletom e fone de ouvido branco

7. Jogue jogos em inglês

Outra maneira de aprender inglês sozinho e se divertindo é jogando games. A interatividade que os jogos proporcionam podem melhorar a sua habilidade de reading, listening e speaking, fortalecendo o seu conhecimento e o seu vocabulário.

Por meio dos jogos, você tem a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos que você já tem sobre a língua e ainda introduz novos aprendizados. Existem jogos didáticos até mesmo no celular, seja ele Android ou IOS — o scrabble é uma indicação perfeita que pode te ajudar.

8. Baixe aplicativos que te ajudem a estudar

Uma das práticas que mais tem ajudado estudantes da língua inglesa são aplicativos didáticos e interativos que ajudam os alunos a aprender inglês mais rápido.

A seguir, vamos indicar alguns apps e sites para você treinar a pronúncia e o vocabulário do seu inglês, a maioria deles é de graça e não cobra nenhuma taxa ou mensalidade. Confira:

  • Duolingo: esse app é um dos mais conhecidos e indicados para quem quer treinar a sua pronúncia. Com ele, você tem a possibilidade de aprender vocabulários e gramática básica por meio de jogos e testes interativos.
  • BBC Learning English: indicado para estudantes de nível intermediário e avançado, esse site oferece vídeos ao estilo da BBC e transmissões de rádio.
  • British Council: com três seções separadas em seu site para faixas etárias diferentes, crianças, adolescentes e adultos, esse app disponibiliza lições interativas, vídeos, jogos e podcasts que ensinam praticamente todas as competências linguísticas;
  • Livemocha: com esse site, você poderá treinar a leitura e a fala com a ajuda de falantes nativos da língua inglesa. O site foca em aprendizado com pessoas reais e é isso que o torna diferente.

Leia: 7 dicas essenciais para estudar para a prova

9. Se inscreva em podcasts no YouTube em inglês

Ouvir um podcast em inglês é uma ótima maneira de aumentar o seu conhecimento de palavras. Os hosts e os convidados sempre usam uma grande variedade de expressões e de palavras em contextos comuns e falados naturalmente, o que pode facilitar a assimilação de novas palavras e o seu uso correto.

três amigas reunidas para estudar em um cantinho

No início, é comum que você demore para entender um pouco o sotaque nativo, mas seja persistente e, assim, você vai começar a compreender mais cedo do que pensa.

10. Errar faz parte do processo

Por último, saiba que errar faz parte do processo de aprendizagem, afinal, se você não cometesse erros, não teria o que melhorar, não é mesmo? Por isso, não ligue se a pronúncia estiver errada ou se você está tendo dificuldade para se adaptar, o importante é sempre estar focada e a procura de novos conhecimentos.


Esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado a criar uma rotina de estudos para falar inglês. Se você tem vontade de aprender rapidamente, as dicas podem ser muito úteis.

Continue navegando em nossos posts e veja outras dicas que preparamos para você. Para continuar antenada com a atualidade, confira também o que é indie kid e veja 8 elementos da estética!

Até a próxima!

admin

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

image
image