Rotina de estudos: Veja 13 dicas e saiba como criar a sua!

Saiba como montar a sua rotina de estudos da melhor forma!

Organização é tudo na hora de montar a rotina de estudos! E quanto mais matérias, melhor precisa ser o seu método, afinal o dia a dia anda corrido para caramba, né? Além de ter que lidar a rotina diária, tem que achar tempo para sair, passear, ver os crushes e um tempo para si!

E tem gente que diz que vida de adolescente é fácil! Bom, o fato é que se você não se organizar, alguma coisa vai sair do controle e aí a ansiedade pode bater, e ela só piora as coisas. Então, bora se organizar e planejar uma rotina de estudos para deixar tudo muito mais fácil na hora de se concentrar!

1. Tire tudo do mundo das ideias e ponha no papel

O primeiro passo para começar a organizar a sua rotina de estudos é tirar tudo do mundo das ideias e começar a colocar no papel — ou na tela. A ideia é conseguir visualizar as tarefas e atividades da sua rotina de estudos sempre que precisar.

Porque sim! Infelizmente não conseguimos guardar todos os nossos compromissos e coisas para fazer na cabeça. É claro que a gente lembra de muita coisa, mas vamos conversar, a gente também esquece muita coisa, não é verdade?

Por isso, anote! E anote em algum lugar que você possa acessar com facilidade para poder ver diariamente como está indo o seu progresso.

2. Defina um lugar para os estudos

Ter um lugar fixo para estudar é fundamental para que seu organismo assimile aos poucos que, quando você estiver se preparando para estudar, ele também deve ficar em estado de alerta e com a mente concentrada no seu objetivo.

Depois de alguns dias, você perceberá que isso acabará se tornando natural, e até uma vontade gostosa de estudar você sentirá, pois saberá da importância que é ter uma rotina de estudos regular.

Quando terminar de conferir tudo o que você precisa saber aqui, veja nossa matéria sobre bucket hat, com looks para se inspirar!

3. Monte um cronograma

Organize toda a sua semana ou o seu mês, conforme você achar mais conveniente. O importante é estabelecer o que você irá estudar e durante quanto tempo por dia, para poder se dividir entre diferentes matérias sem perder o foco, ou priorizar uma mais do que a outra.

Você pode montar uma tabela digital, usar um aplicativo, um planner, uma agenda ou, até uma cartolina. Sua criatividade é quem manda. O importante é deixar tudo bem visível na parede do quarto ou atrás da porta, por exemplo.

4. Tenha horários fixos para estudar

Existem pessoas que dizem que um horário fixo não é uma coisa tão necessária, mas o fato é que se você não habituar o seu organismo, dificilmente ele irá se acostumar com frequentes mudanças, e o seu rendimento pode acabar sendo menor.

Por isso, ter horários fixos para estudar é uma maneira de “programar” o seu corpo e a sua mente para permanecerem focados e preparados para estudar na hora em que você precisa estudar.

Outro ponto importante a se considerar, é que quando você não tem um horário definido, qualquer imprevisto pode se tornar uma desculpa para não estudar. Tome muito cuidado!

5. Mantenha o foco na hora dos estudos

Como já dissemos, se você manter uma rotina bem regrada por alguns dias, logo o seu organismo acabará se habituando e você conseguirá manter o foco por um bom tempo sem precisar ficar se controlando com as distrações.

Quando você conseguir seguir uma mesma rotina de estudos, irá perceber que cada vez mais terá foco e concentração. Isso se chama estado de flow, uma ideia criada por um psicólogo húngaro chamado Mihaly Csikszentmihalyi, que leva qualquer pessoa ao seu pleno estado de satisfação e motivação, segundo estudo do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

É tão interessante e poderoso que você pode acabar passando da hora sem perceber enquanto estuda! Para manter o foco, esteja sempre vestida com roupas confortáveis, isso ajuda a evitar distrações por conta de incômodos desnecessários.

6. Esteja com todos os materiais por perto

Manter tudo o que você precisa por perto é uma ótima maneira de manter a concentração. Afinal, qualquer “saidinha” para buscar alguma coisa pode se tornar um pretexto para dar uma olhada no Instagram ou no TikTok. Aí já viu, a gente bem sabe o buraco sem fim que é mundo dos reels, não é verdade?

Mantenha lápis, canetas, borracha, corretivo, régua e todos os outros materiais que você possa precisar sempre por perto. Se possível, monte um pequeno escritório e tenha todas essas coisas em casa, para não precisar ficar carregando para todos os lados e acabar esquecendo.

O material que você usa na escola ou na facul pode ficar na bolsa, e o que você usa em casa, deixe no seu “escritório”. Parece bobagem, mas isso pode fazer uma grande diferença na hora dos estudos. Se for contar cada dois minutinhos que você leva para buscar alguma coisa, no final da semana, vai perceber que é um bom tempo de estudo!

7. Estabeleça objetivos para cada etapa de estudo

Quando for montar o seu cronograma, já estabeleça quais matérias você vai estudar em qual dia da semana e por quanto tempo. Você pode montar os seus objetivos de estudo conforme a matéria que vai sendo passada nas aulas, já como uma maneira de fixar o conteúdo.

Ou se preferir, pode fazer diferente, e estudar em casa as matérias que não teve aulas no dia, para “mudar de ares”.

O ideal é testar possibilidades e tentar sacar com o que você se identifica mais! É como ouvir música durante os estudos: tem gente que consegue focar muito melhor e tem gente que não consegue se concentrar.

A ideia do nosso conteúdo é justamente te fornecer ideias prontas para que você possa se basear e montar a sua própria rotina de estudos.

8. Faça pausas regulares

Tanto a nossa mente quanto o nosso corpo precisam de um tempo para recuperar a força, e estudar cansada não é nem um pouco eficiente. Você só vai estar perdendo o seu tempo. Procure parar pelo menos 5 minutos a cada hora de estudo, para tomar um ar, comer alguma coisa ou tomar um café, por exemplo.

As pausas ajudam a organizar os pensamentos, esticar a musculatura, respirar com calma e renovar as energias. Comece a reparar como depois das pausas você volta com outro ânimo para os estudos.

Mas lembre-se: isso não precisa ser uma regra, pois, se você está no estado de flow, às vezes é melhor não interromper a linha de raciocínio. Porém, assim que finalizar o conteúdo, tire um tempo para renovar as suas energias.

Veja também: Light Academia Aesthetics: os principais elementos.

9. Revise o conteúdo regularmente

Voltar a conteúdos antigos é extremamente necessário para seguir adiante com segurança. As revisões não só ajudam a fixar o conteúdo, mas também a assimilar a maneira como você chegou àquelas conclusões.

Dessa maneira você estará não só fixando, mas interiorizando toda a matéria, e assim, ficará muito mais difícil esquecer, pois o conteúdo meio que fará parte do seu ser, de tão bem estudado que estará, e provavelmente você poderá se lembrar dessas informações daqui a muitos anos em uma conversa nada a ver. ????

10. Respeite os limites do seu corpo

Se você sentir cansaço, não insista. Estudar assim é até pior do que não fazer nada, afinal, nesse tempo você poderia estar descansando para recuperar as energias e fazer os estudos renderem muito mais depois.

Aqui entra um ponto muito importante: não faça da sua rotina de estudos uma lei imutável. Se houver a necessidade de se adequar, tudo bem, isso também faz parte, afinal de contas você precisa viver a sua vida!

O que não pode acontecer é protelar a matéria a ponto de se perder na rotina. Aí tudo perde o sentido. Existe um ditado que diz: “perseverança, determinação e persistência são metade do caminho para a vitória. Coragem e fé completam o caminho”.

Persevere, persista e não desista! Vão ter horas em que a matéria vai ficar insuportável e nesse momento é hora de encontrar novas maneiras de estudar.

11. Encontre outras formas de estudo

Hoje em dia temos tantos recursos à nossa disposição que é possível estudar ao mesmo tempo em que fica entretido de diferentes maneiras. Filmes, vídeos do YouTube e podcasts são ótimas ferramentas para estudar diversos temas e matérias.

Mas lembre-se, foco é tudo. Sem disciplina e regularidade o tempo vai passar e quando você perceber, pode ser tarde demais!

12. Resolva exercícios depois dos estudos

Essa é uma dica que também vale para estudar para a prova. Resolver exercícios depois de uma rotina de estudos é uma ótima maneira de fixar o conteúdo e praticar a teoria que você acabou de estudar.

Dentro do seu cronograma de objetivos e metas já estabelecidos, coloque um número “X” de exercícios para resolver por dia, incluindo a prática na sua rotina de estudos. Assim você já aproveita para detectar possíveis dúvidas e pode registrar tudo para esclarecer com seus professores quando tiver oportunidade.

13. Se recompense a cada objetivo conquistado

Toda conquista merece uma recompensa, não é verdade? Então para cada semana de estudo concluída com sucesso, cumprindo com todo o cronograma, metas e objetivos, se recompense no final de semana. Uma saída à noite, um passeio no shopping para fazer algumas comprinhas e um dia inteiro de descanso sem pegar nos livros são ótimas e merecidas recompensas para quem se dedica.

E acima de tudo isso, sempre acredite no seu potencial! Você pode conquistar qualquer coisa e pode chegar onde quiser estar! Estude e se dedique sempre com muita coragem e persistência! #GirlPower! ????

Depois de um conteúdo desses, é tempo para dar uma relaxada. Confira nosso post sobre Look Total Jeans e descubra o que usar para montar o seu visual!

Vanessa Ireno Furioso Andrade

Vanessa Ireno Furioso Andrade

Vanessa Ireno Furioso Andrade é Executiva na Código Girls , palestrante, mentora de carreira, e autora de 3 Best sellers. Possui mais de 18 anos de experiência em administração, e capacitação de líderes e equipes, é Executiva e Líder na Código Girls, responsável pelo gerenciamento de Marketing e E-commerce, apoiando líderes e seus times de vendas nas estratégias de capital humano, com foco em alavancar resultados do negócio através do desenvolvimento de pessoas. Especializada em gestão de mudança, é responsável por gerir novos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

image
image