Tudo o que você precisa saber antes de adotar um armário cápsula!

O armário cápsula é um costume que vem sendo adotado por muitas fashion girls nos últimos dias. Contudo, embora ele esteja muito em alta, não pode ser considerado uma trend. Afinal, ele é justamente oposto a isso.

As pessoas que optam em montar um armário cápsula precisam estar dispostas a abrir mão de roupas e modinhas passageiras. A ideia aqui, é montar um guarda-roupa atemporal e sustentável. Curtiu o conceito? Então continue sua leitura e descubra o que é um armário cápsula.

Afinal, o que é um armário cápsula?

O armário cápsula é a solução contra guarda-roupas cheio de peças inutilizadas. Ele está ligado ao planejamento de looks atemporais e não possui muitas roupas em seu interior. A ideia, mesmo, é que você possa vestir-se sempre com peças-chave para o dia a dia.

Não existe nenhuma lista que dita o que pode ou não pode estar presente em um armário cápsula. Contudo, algumas roupas são indispensáveis, como: blusinhas, calças e shorts jeans. Mas, vale ressaltar que essa seleção precisa ser feita de maneira consciente.

adolescente com peças básicas

Uma moda sustentável para facilitar sua rotina!

Migues, uma coisa muito interessante do universo fashion, é que cada tipo de estilo conta uma história por trás dele. No caso do armário cápsula, isso não é diferente. Esse estilo de vida surgiu há mais de 50 anos, em uma cidade europeia.

Tudo se iniciou graças à britânica Susie Faux, que notou o quão desgastante era para mulheres da sua época escolher o que vestir em uma entrevista de emprego. Nos dias atuais, nada está diferente, não é? Isso ocorre por conta das infinidades de opções que a indústria da moda nos oferece.

Pensando nisso, Susie abriu uma butique de roupas minimalistas, atemporais e sustentáveis, elaboradas para aumentar a autoestima feminina. Interessante, não acha?!

Como funciona o armário cápsula?

O armário cápsula tem um pé no estilo minimalista. Afinal, seu principal objetivo é diminuir a quantidade de roupas de um guarda-roupa para visualizar melhor as que são realmente usadas no dia a dia. Dessa forma, se torna muito mais simples combinar os looks e montar seu próprio aesthetic.

Para isso, você vai precisar deixar suas peças organizadas de uma maneira mais visual, sabe? Olhou, escolheu, vestiu e pronto! Assim, você diminui suas incertezas e acaba com a insegurança, estando preparada para arrasar em qualquer situação.

Como montar um armário cápsula? 5 passos definitivos

A melhor forma para montar um armário cápsula, é escolher: camisetas, calças, bermudas e outras peças que fazem sentido para os seus gostos pessoais. Afinal, o que mais importa é poder vestir-se de uma maneira que se sinta bem.

Bom, mas isso não significa que não existem pontos para serem considerados. Por isso, preparamos 5 passos que tornarão sua escolha muito mais simples e ideal. Se liga aí:

1. Avalie as roupas que você já tem em seu guarda-roupa

Antes de tudo, você vai sim, precisar mexer em sua bagunça. É comum termos um guarda-roupa lotado de peças, que, muitas das vezes, sequer usamos — então, diga adeus a elas!

Essa escolha pode ser difícil e dolorosa, mas, para torná-la menos complicada, você pode sempre se perguntar: “Eu utilizo essa peça com frequência?”. Até porque, algumas roupas podem ser queridinhas para você e, ao mesmo tempo, inúteis.

Lembre-se: a ideia do armário cápsula é promover um lifestyle mais sustentável. Então, amigue, abra a sua mente e desapegue as roupas que você não usa mais. Aliás, você pode até vendê-las em um bazar ou doá-las para quem precisa.

menina com camiseta básica

2. Planeje peças de roupas para cada temporada

Tá achando que seus looks ficarão sem graça com um armário cápsula? Está muito enganade! A ideia é justamente ao contrário. Essa é uma forma de provar que não precisa de muito para estar na moda.

Para isso, é preciso que você se planeje! Então, ao montar um novo guarda-roupa, escolha manter peças tanto para o verão quanto para o inverno. Isso, claro, sem esquecer de ocasiões específicas, como: ir à escola ou dar um rolezinho com os migues.

3. Escolha peças que sejam atemporais

Sim, vamos destacar e ressaltar cada vez mais: um guarda-roupa cápsula precisa de roupas atemporais. Isso é o ponto básico que qualquer garote da moda precisa seguir. Inclusive, esse é um ponto muito notável nos influencers que decidiram adotar o estilo.

A vibe old money pode combinar muito bem em um armário cápsula, afinal, ela é: simples, minimalista e sofisticada. Mas claro, caso prefira, pode também escolher por uma pegada mais despojada e moderna.

4. Invista em roupas novas, caso seja necessário!

Tá, você já revirou todo o seu guarda-roupa e as peças que tem nele não fazem sentido para um armário cápsula? Então, está tudo bem investir em roupas novas, desde que faça isso de maneira consciente.

Para isso, escolha algumas roupas que trarão personalidade para o seu guarda-roupa e se enquadrem em diferentes ocasiões. Algumas peças básicas e que não podem faltar são:

  • T-shirts;
  • Camisetas;
  • Shorts e bermudas;
  • Calças jeans;
  • Saias;
  • Jaquetas;
  • Vestidos;
  • Macaquinhos.

Mas não se esqueça: as roupas que decidir comprar, precisam ser conforme o seu estilo. Então, por exemplo, só invista em uma saia, caso já tenha costume de usar esse tipo de peça.

5. Organize todos os looks de maneira simples de visualizar

Agora é o momento mais simples, você já está com quase tudo pronto. Com menos roupas em seu armário, fica mais simples de organizar os cabides e gavetas. Então, opte por deixar as peças em uma organização visual.

Isso faz com que você abra seu guarda-roupa e enxergue todas as suas peças. Assim, montar looks estilosos fica ainda mais simples para as pessoas criativas. Fala a verdade: tudo de bom, não é?!

Como escolher as roupas para um armário cápsula?

Sim, sabemos que escolher qual roupa manter ou não no guarda-roupa é uma escolha superdifícil para tomar. Fique tranquile, preparamos algumas dicas que te darão um norte de que caminho seguir. Veja só!

Não caia em trends passageiras!

Sempre tenha em mente: o armário cápsula deve ser minimalista e atemporal! Sabemos que pode ser um pouco desafiador, mas não cai no erro de adotar peças que estão na moda só porque são uma trend — depois, você pode até se arrepender!

Aposte em roupas neutras

Para evitar que você enjoe de suas roupas muito rápido, evite escolher peças extravagantes e cheias de cores, como no estilo kidcore. No início da moda elas podem até parecer descoladas, mas depois caem de uso rapidamente.

Aposte em tons terrosos, preto, off white e, até algumas opções pastéis. Pode confiar, com essa paleta, não tem erros!

Dê atenção para qualidade do produto

A ideia do armário cápsula é ser mais sustentável. Então, ao investir em uma roupa para incluir nele, evite comprar peças de baixa qualidade. Elas desgastam rápido e normalmente, precisam ser descartadas. Para isso, compre online na Código Girls, roupas estilosas, que combinam em um armário cápsula e podem te acompanhar por muito tempo!

Ao considerar esses três pilares, você está preparadíssime para montar looks incríveis utilizando um armário cápsula. Agora, que tal aumentar as suas inspirações e referência fashion? Continue aqui no blog e conheça o estilo indie kid!

Vanessa Ireno Furioso Andrade

Vanessa Ireno Furioso Andrade

Vanessa Ireno Furioso Andrade é Executiva na Código Girls , palestrante, mentora de carreira, e autora de 3 Best sellers. Possui mais de 18 anos de experiência em administração, e capacitação de líderes e equipes, é Executiva e Líder na Código Girls, responsável pelo gerenciamento de Marketing e E-commerce, apoiando líderes e seus times de vendas nas estratégias de capital humano, com foco em alavancar resultados do negócio através do desenvolvimento de pessoas. Especializada em gestão de mudança, é responsável por gerir novos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

image
image