As espinhas podem ser um grande incômodo para quem gosta de cuidar da pele, elas deixam o rosto vermelho, dolorido e esquisito. Encontrar produtinhos e fórmulas mágicas que aliviam esse problema é cada vez mais comum, mas deve ser feito com todo cuidado necessário — viu, more?O gelo é utilizado para aliviar a vermelhidão e o inchaço do rosto há centenas de anos. Nos últimos tempos, a técnica voltou a fazer sucesso nas redes sociais onde blogueiras e tiktokers viralizaram com vídeos de rotina de skincare usando gelo para melhorar as espinhas.
Passar o gelo no rosto é uma técnica que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde da sua pele, mas será que ele é realmente eficaz para aliviar as espinhas do rosto? Existem cuidados para não machucar o tecido? Quais são os benefícios dessa técnica? É isso que vamos responder no conteúdo de hoje. Confira!
Faz bem passar gelo no rosto para melhorar as espinhas?
Sim, o gelo pode oferecer diversos benefícios para a sua pele! Você pode utilizá-lo logo pela manhã, antes de colocar o seu look do dia a dia, ou como primeiro passo da skincare. Porém, em todos os casos é preciso reconhecer a necessidade da sua pele, se ela estiver mais sensível que o habitual, o gelo pode fazer não ser muito bom.
É importante dizer que o gelo não é considerado um tratamento específico para espinhas. Por esse motivo, vou deixar bem claro: em todos os casos é preciso buscar a ajuda de um profissional dermatologista. OK?
Benefícios do gelo no rosto
Além de aliviar a vermelhidão e o inchaço causados pelas espinhas, o gelo pode proporcionar outros benefícios para a sua rotina de autocuidado. Como:
1. Ameniza as olheiras
O gelo tem uma ação conhecida como vasoconstritora, que diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos da sua pele, ajudando o rosto a ficar com uma aparência mais bonita e descansada.
2. Diminui a oleosidade
O gelo age na dilatação dos poros do rosto. Não à toa, ele pode ser uma alternativa para os dias chatos em que a oleosidade está te incomodando. No entanto, é preciso lembrar que o efeito é momentâneo e não pode ser usado como uma espécie de tratamento contra oleosidade, tá bom?
3. Prepara a pele para a maquiagem
Pelos mesmos motivos da diminuição da oleosidade e do fechamento dos poros, o gelo pode ser um grande amigo antes de você começar a fazer a sua make. Ele ajuda a preparar a pele para receber a maquiagem, evitando que ela seja absorvida pela oleosidade — perfeito, né?
4. Alivia as queimaduras causadas pelo sol
Pegou um sol além da conta e ficou um pouco queimada? O gelo pode te ajudar a aliviar o desconforto das queimaduras e da vermelhidão causada pelo sol.
Como usar o gelo no rosto?
Para fazer uma aplicação adequada você pode pegar uma toalhinha de algodão ou de qualquer outro material que seja fino. Em seguida, coloque 3 cubos de gelo na toalha e comece a passar no rosto com movimentos circulares. Jamais passe gelo diretamente na sua pele.
Você pode incluir o gelo na sua rotina diária de cuidados para pele. Para potencializar os benefícios e os efeitos, você pode incluir ervas, frutas ou vegetais com propriedades hidratantes como o pepino, banana, chá-verde, morango, goiaba… Enfim, amore, são inúmeras opções que você pode escolher.
Após selecionar, misture os ingredientes com água filtrada e bata no liquidificador, coloque a mistura em forminhas de gelo e leve ao freezer. Essa é uma ideia simples e prática que pode te ajudar a manter a pele hidratada e com menos inflamações causadas por espinhas. #ficaadica!
Cuidados para a pele ao passar o gelo
Para conseguir todos os benefícios que mostramos para você, não basta apenas pegar o gelo e passar de qualquer jeito na sua pele. Sem o cuidado devido, você pode queimar a sua pele — e isso é algo que você não quer que aconteça, certo?
O primeiro passo é aplicar o gelo com uma toalha realizando movimentos circulares, não deixe o gelo parado no rosto durante muito tempo — além de queimar, essa ação pode alterar a pigmentação da pele. Por esse motivo, é indicado que você faça o processo em até dois minutos.
Outra dica muito importante é lavar o rosto com água corrente antes de começar. Dessa forma, você garante não haver nenhum resquício de sujeira ou resto de maquiagem antes de aplicar o gelo. Realize o procedimento apenas uma vez ao dia, você pode escolher de manhã como a noite.
Atenção: existem peles muito sensíveis que não devem utilizar o gelo de nenhuma maneira, onde os casos de acnes são graves e precisam de cuidados especiais. Se esse for o caso, o gelo pode agravar os sintomas de inchaço e vermelhidão ao invés de melhorar.
Você pode se interessar: 7 Inspirações de looks com moletom para arrasar no visual!
É hora de experimentar!
Agora que você já conhece quais são os benefícios do gelo para a pele e já sabe quais são os cuidados necessários, é a sua vez de experimentar os efeitos que a técnica de skincare pode oferecer.
Esperamos que as dicas de hoje tenham te ajudado a entender um pouco mais sobre a ação e os benefícios que o gelo pode ter para aliviar a inflamação de espinhas. Aqui na Código Girls você encontra inúmeros conteúdos para ficar mais estilosa como nunca!
Continue no blog e confira as principais tendências de roupas coreanas na moda K-Pop. Confira!