O que é aesthetic? 14 aesthetics diferentes para conhecer

Você já deve ter visto em seu feed do TikTok ou Instagram postagens com a hashtag aesthetic. Mas, você sabe o que ela significa? No post de hoje, a gente te conta tudo o que você precisa saber sobre as diferentes estéticas que estão em alta!

 

Confira quais as características de cada uma e como fazer parte dessa moda!

O que são aesthetics?

O termo “aesthetic” vem do inglês e significa “estética”. Na prática, é uma forma da Gen-Z apelidar os diferentes estilos. Ser uma aesthetic girl é ser alguém que gosta de seguir as principais trends das redes sociais.

Lembrando que uma aesthetic está além das roupas, também tem a ver com gostos pessoais, estilo de vida, referências em comum e até mesmo pertencimento a algum grupo.

Apesar de hoje em dia o termo ser usado principalmente no TikTok, Insta e Pinterest, o estilo aesthetic tem origem em redes sociais que eram febre nos anos 2010, como o Tumblr, We Heart It e Fotolog. Nelas, os usuários compartilhavam seus melhores looks, além de fotos com efeitos cool — que iam desde vinis de bandas internacionais até as clássicas capturas de nuvens.

Por muito tempo o estilo aesthetic ou os “cores” eram chamados de “looks tumblr”. Agora ele está mais inclusivo e engloba um número maior de estilos, indo desde aqueles que têm uma vibe gótica até os mais românticos!

Quais são as principais aesthetics e suas referências?

Se vestir de forma aesthetic não significa que você precisa usar apenas um tipo de roupa para se encaixar. Pelo contrário: as aesthetics permitem justamente essa transição por diferentes estilos, sem deixar os seus gostos pessoais e a sua personalidade de lado!

 

Reunimos as principais estéticas que fazem sucesso nas redes e as referências e características de cada uma. Saiba mais sobre elas e veja qual tem tudo a ver com você!

1. Cottagecore

O cottagecore é uma aesthetic que valoriza a vida tranquila no campo. É uma romantização do bucolismo, onde tudo é mais calmo, sem o caos dos grandes centros. Vestidos leves, estampas floridas, tons claros, chapéus, lenços, peças em linho e algodão, babados e mangas bufantes fazem parte dos principais looks dessa estética.

É a aesthetic certa para quem tem uma vibe artística e adora trabalhos artesanais. Finais de semana em casas de campo, piqueniques ao ar livre, colheita de frutas e flores frescas são imagens perfeitas dessa estética.

O cottagecore ganhou ainda mais adeptas a partir do lançamento do Folklore, álbum da cantora Taylor Swift, e por conta das séries de época da Netflix, como Bridgerton!

2. Dark Academia

A aesthetic dark academia é caracterizada por looks em tons escuros, peças de alfaiataria, gola alta, blazer, sobretudo alongado, saia xadrez, meia fina, sapatos Oxford, além de cardigãs e coletes de tricô.

É um estilo que idealiza a vida acadêmica, como se fossemos estudantes de instituições clássicas, como Harvard, Cambridge e outras universidades tradicionais.

Geralmente, as adeptas dessa estética são cults, estão sempre de óculos e carregando livros. O termo dark é por conta da vibe de mistério e suspense que também faz parte da aesthetic.

Filmes como “Sociedade Dos Poetas Mortos” (1989) e o livro “A História Secreta” (1992), da autora Donna Tartt, são referências desse estilo classy.

3. Indie Kid

Ao contrário da aesthetic anterior, esta aqui não tem nada de dark.

Pelo contrário! Um dos pontos mais característicos da estética indie kid são as cores saturadas e as fotos com um filtro vibrante e distorcido.

Indie vem de independente, alternativo. As adeptas desse estilo apostam em roupas descoladas, muito jeans, croppeds coloridos, estampas divertidas e tênis para completar a produção.

4. Kidcore

Colorida e despojada, a aesthetic kidcore traz de volta o melhor da nossa infância: desenhos animados, roupas cheias de cor, mix de estampas, adesivos por toda parte, nail arts divertidas, além de muitos acessórios no cabelo, como as presilhas e tic-tacs.

Essa estética combina com quem gosta de maximalismo e adora brincar com os looks. Afinal, nesse estilo, não tem muita regra: pode misturar listras com xadrez, sem problemas!

O importante é se divertir na hora de compor as produções.

5. Witchcore

Cadê as bruxas online? O witchcore é a aesthetic que se inspira na bruxaria. Mas, não é aquela imagem caricata, viu? Essa estética apresenta elementos esotéricos como ervas, velas, pentagramas, flores, cartas de tarô, e muito mais! Nos looks, além do preto clássico, temos tecidos fluidos, transparência, renda, chapéu e saia longa!

Cantoras como Stevie Nicks e Florence Welch são as musas inspiradoras desse estilo. “American Horror Story Coven”, “Sabrina” e outras séries que retratam o mundo da bruxaria também são referências da estética carregada de misticismo e subversão!

6. Tomboy

A tomboy aesthetic é marcada por roupas confortáveis e pelas chamadas “peças sem gênero” (não que alguma tenha gênero definido, ok?).

Moletons oversized, calças cargo com muitos bolsos, tênis ou coturno nos pés, jaquetas grandonas e tudo aquilo que não destaca o corpo são escolhas perfeitas! É a estética ideal para quem tem um estilo original, mas não abre mão do conforto!

7. Y2K Aesthetic

Peças coloridas, jeans com jeans, presilhas no cabelo, cintura baixa, óculos de lente colorida, moletons de plush, body chains, e tudo o que nos leva para a transição do milênio fazem parte da Y2K aesthetic.

Afinal, a estética resgata o melhor dos anos 2000, onde tudo parecia caótico, mas divertido. Boybands, girlbands, Britney Spears, Paris Hilton, além das comédias românticas, são eternas inspirações do Y2K.

8. Street Style

O streetstyle aesthetic é o completo oposto do cottagecore.

Afinal, a estética é toda inspirada na agitação dos centros urbanos e no que emerge das ruas. É caracterizada pela calça jeans wide leg, ou em modelagens mais largas, tênis branco, All Star, t-shirt, bomber jacket, jaqueta de couro, e moletons oversized.

É um estilo cotidiano, super prático, mas bem fashionista!

9. E-Girls

Se você não sai das redes sociais, com certeza já deve ter visto uma e-girl passando pelo seu feed.

O estilo é uma repaginação do emo, mas as eletronic girls também estão super ligadas no mundo streamer, nos animes, k-pop, e muito mais!

É uma mescla de referências que resulta em looks estilosos, caracterizados pela blusa de listras por baixo da camiseta preta, saias xadrez, chokers, make bem marcada, e cabelos coloridos.

10. VSCO Girls

Esta estética é inspirada no VSCO, aplicativo de edição de fotos, conhecido pelos filtros cool.

As VSCO girls transmitem a vibe clean do app, a partir de roupas leves, acessórios práticos, scrunchies para amarrar o cabelo, colares fofos e um sapato confortável para complementar a produção.

Ah, e as VSCO girls estão sempre prontas para tudo! Além da mochila, elas andam com amarradores de cabelo, garrafinhas d’água, bruma para refrescar, fones de ouvido e até mesmo câmeras do tipo polaroide!

11. Tumblr Girls

As aesthetic girls são herdeiras da estética tumblr.

Este estilo se inspira na rede social Tumblr, que teve seu auge em meados dos anos 2010. As roupas, geralmente em tons neutros e lisos, se inspiram nas fotos do site: geralmente em preto e branco.

Essa aesthetic tem uma vibe nostálgica, que remete aos discos de vinil e câmeras analógicas. Além disso, ela é sinônimo de estilo. Por exemplo, para falar que alguém se veste com roupas legais, você pode falar que essa pessoa é tumblr.

12. Kawaii Girls

Kawaii é um termo que vem do japonês e significa fofo.

Os animes e mangás são as maiores inspirações desse estilo, e as kawaii girls se inspiram nos personagens dos desenhos japoneses para montar seus outfits. São minissaias, meias 3/4, babados, tiaras com orelhinhas, tudo isso em tons pastéis e delicados.

13. Soft Girls

As soft girls têm um estilo mais good vibes, com looks compostos com candy colors e outros tons clarinhos.

Ao contrário do estilo e-girl, ou dark academia, essa aesthetic é mais fofa e colorida. Além disso, os visuais são focados em conforto e praticidade: os outfits contam com moletons, cardigãs, camisetas confortáveis, e muito mais!

14. Lovecore

O lovecore é a aesthetic para quem adora um romance. Os principais looks são coordenados com cores que remetem à paixão e ao amor, como o rosa e vermelho.

Bolsas, estampas e acessórios no formato de coração são a cara desse estilo meigo e delicado. As botas plataformas e os sapatos estilo mary jane completam os outfits dessa estética apaixonante!

 

Menina usando roupas das estéticas Y2K, street style e VSCO Girl

E aí? Você já conhecia todas essas aesthetics? Depois de ver as características de cada uma, fica mais fácil encontrar a que mais combina com você! Você é mais dark academia trevosa ou prefere uma estética delicada, tipo lovecore ou soft?

Continue navegando pelos conteúdos do blog da Código Girls! Até a próxima!

Vanessa Ireno Furioso Andrade

Vanessa Ireno Furioso Andrade

Vanessa Ireno Furioso Andrade é Executiva na Código Girls , palestrante, mentora de carreira, e autora de 3 Best sellers. Possui mais de 18 anos de experiência em administração, e capacitação de líderes e equipes, é Executiva e Líder na Código Girls, responsável pelo gerenciamento de Marketing e E-commerce, apoiando líderes e seus times de vendas nas estratégias de capital humano, com foco em alavancar resultados do negócio através do desenvolvimento de pessoas. Especializada em gestão de mudança, é responsável por gerir novos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

image
image