Nos dias modernos, associamos o glamour às coisas que possuem alto valor de compra, não é mesmo?! Entretanto, a beleza pode ser encontrada nas coisas mais simples da vida.
É justamente isso que prega o cottagecore, a tendência que gira em torno de sentimentos de nostalgia, bem-estar e tranquilidade.
Quer saber mais sobre a trend? Vem com a Código Girls!
Cottagecore: o que é? De onde veio?
O cottagecore não é apenas um estilo, também pode ser considerado como uma maneira de levar a vida.
O termo em inglês é uma junção das palavras cottage e core. A primeira significa “casa de campo” e outras variações, como cabana, chalé, etc. Já a segunda carrega o sentido de núcleo – a parte essencial de algo.
Assim, ao juntarmos as expressões, temos uma combinação que idealiza uma vida mais simples. Praticamente, um anseio de viver em harmonia em um ambiente tranquilo, com características da vida rural.
Quando surgiu o cottagecore?
Por trazer características da vida rural, é normal pensarmos que o cottagecore surgiu há anos, devido ao estilo de vida. Entretanto, é uma trend recente. Acredita-se que ela tenha surgido em 2010, nomeada pela primeira vez no Tumblr, em 2018.
Porém, foi em 2020 que a tendência realmente ganhou visibilidade. Isso porque, nesse período, as medidas sociais para tentar minimizar os danos causados pela pandemia do Coronavírus fizeram com que as pessoas tivessem o sentimento de nostalgia à época campestre.
Dessa forma, a tranquilidade campesina ganhou muitos olhares e hoje combina duas coisas incríveis: moda e estilo de vida.
Quais são os elementos da estética cottagecore?
Por ser associada ao campo, a estética cottagecore pode ser desconhecida por muitos – especialmente para as pessoas que vivem (ou viveram) integralmente em cidades.
Assim, para trazer novos – e limpos – ares, a Código Girls elencou algumas características fundamentais que ajudam a compor o estilo.
Idealização da vida no campo
Como mencionamos ao longo do texto, o cottagecore preza pela vida campeira, ou seja, longe das grandes metrópoles e da correria do dia a dia.
Consequentemente, é repleto de atividades manuais, como cultivo de plantas, criação de animais, manutenção geral da propriedade e muito mais.
Porém, nem tudo é trabalho! O cottagecore é perfeito, pois combina com dias de piqueniques – e vamos combinar, quem é que não gosta de separar seus lanches preferidos, sentar na grama, conversar com as pessoas que você ama, apreciando a beleza do mundo?!
Fibras naturais, como algodão ou linho
Já que estamos envolvidos na simplicidade do movimento, nada melhor do que aproveitar o que a natureza oferece para criar a estética do visual, não é mesmo?
No cottagecore, as roupas possuem características próprias, pois são elaboradas com fibras naturais, como algodão e linho. Isso significa que as peças são elaboradas para serem macias e confortáveis.
Sem contar que o algodão tem uma propriedade muito interessante: a respirabilidade do tecido. Isso significa que as roupas elaboradas com a fibra não são quentes, deixando você ainda mais confortável.
Vestidos soltos e longos
Já que estamos falando de comodidade durante o uso das peças, nada melhor do que trazermos os vestidos para a conversa, certo? A
Afinal, juntamos os benefícios das fibras naturais com a praticidade dos vestidos! E com essa combinação, temos a roupa perfeita para compor o cottagecore.
Na trend, é fundamental ter vestidos soltos e longos. Além de deixar as pessoas muito mais aconchegadas, as peças são belíssimas. Ou seja, o seu estilo também é aprimorado! Tem coisa melhor?!
Jardineiras
Apesar das peças leves serem as principais do cottagecore, às vezes, é necessário ter opções de peças mais robustas, como as jardineiras.
Como o próprio nome já menciona, a roupa é perfeita para ser usada na rotina campestre. Dessa forma, também é uma peça que faz parte do estilo e deve ser utilizada devido às suas vantagens.
Tons neutros ou terrosos
As cores do cottagecore também são relacionadas à vida no campo. Por ser um ambiente mais simples, as peças são elaboradas em tonalidades mais delicadas.
Assim, por ter um contato direto com a natureza, a paleta da estética é muito mais suave! As cores mais utilizadas na estética variam entre bege, branco, azul-claro e tons de verde e amarelo.
E essa combinação resulta em uma estética sinestésica, repleta de cores, cheiros e toques.
Tricôs
Para os dias mais frios, você também pode ter ótimas opções no cottagecore! Isso porque uma das peças mais famosas da estética é elaborada pela famosa técnica de entrelaçar fios, o tricô!
Por ser uma roupa desenvolvida de maneira manual, ela encaixa perfeitamente na trend cottagecore, que busca por modelos simples, mas repletos de estilo.
Como saber se o cottagecore é pra mim?
Se você gostou do visual, mas não sabe se ele pode ser para você, a Código Girls pode te ajudar!
A primeira coisa que deve ser considerada é o apreço pelo campo. Você não precisa necessariamente viver longe das grandes metrópoles, mas precisa compreender como seria a sua vida no interior. Se esse contexto faz sentido para você, é um ótimo indicativo.
Além desse ponto, os modelos e as cores cottagecore precisam (ou vão precisar) fazer parte do seu guarda-roupa. Dessa forma, se você gosta de peças leves e de tonalidades suaves, certamente você pode aderir ao estilo.
O mesmo vale para o modelo mais “pesado”, a jardineira. Você pode utilizá-la para elaborar visuais bem casuais, com uma camisa básica por baixo, não é perfeito?!
Portanto, se o estilo faz sentido para você, aproveite. Você não vai se arrepender! O cottagecore é belo, simples e estiloso.